TREMMA

COMUNICAÇAO CULTURAL

Casa Triângulo abre sua programação anual com Tony Camargo

Tony Camargo. PF400, da série Fotoplanopinturas, 2015 verniz poliuretano, pasta acrílica e laca nitrocelulose sobre impressão inkjet em tela aplicada sobre poliestireno. 125 x 107 x 5 cm

Tony apresenta em “Num Logo Lugar” pinturas e vídeos que refletem sobre como a pintura pode ser atravessada por novas tecnologias. Seus vídeos trazem cenas cômicas do cotidiano que passam a ter vocação pictórica e a questionar preceitos conceituais e visuais que pautam a contemporaneidade. Através de cores computadorizadas e do rigor formal da geometria, suas pinturas transcendem a realidade material.

Casa Triângulo tem o prazer de apresentar Num Logo Lugar, a quinta exposição individual de Tony Camargo na galeria. Depois de ganhar uma grande retrospectiva de seus 20 anos de trajetória no Museu Oscar Niemeyer, em 2018 – uma das exposições mais visitadas do museu nos últimos anos – , Tony Camargo apresenta, em São Paulo, sua mais recente produção de pinturas, esculturas, objetos e vídeos.

A produção de Tony Camargo reflete como a pintura pode ser atravessada por novas tecnologias. Conjugando sistemas poéticos aparentemente opostos, explorando os limites do espaço e transcendendo a linguagem e a materialidade, os trabalhos de Tony nos revelam descobertas entre a relação de linhas e planos, cores e formas, através do desbravamento do interior das coisas, transformando o real em pura visualidade.

Em seus vídeos, o artista faz uso da ironia humorística, nos quais induz a capacidade humana de rir diante do inesperado e de questionar os preceitos conceituais e visuais que pautam a

contemporaneidade. Em ações performáticas que se passam em cenários cotidianos, como

depósitos e garagens, Tony recria esses ambientes com objetos que passam a ter uma vocação pictórica, por meio de sua própria imagem, forma e cor.

Com a ajuda da tecnologia, busca criar suas próprias cores, ácidas e descomedidas, que não se imprimem de maneira precisa em catálogos. Através de cores computadorizadas e do rigor formal da geometria, suas pinturas transcendem a realidade material.

Para o artista, suas pinturas e vídeos pertencem a uma atmosfera poética que surge do embate entre o rigor plástico de suas pinturas geométricas de origem construtiva e o caos criativo de suas performances personalistas, diretamente conectadas a  imprevisibilidade da vida. O resultado é uma profunda investigação sobre a espacialidade do mundo real.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 7 de fevereiro de 2019 por em Uncategorized.
%d blogueiros gostam disto: