TREMMA

COMUNICAÇAO CULTURAL

Casa Triângulo recebe exposiçãode Stephen Dean

tephen Dean. Rehearsal with props, 2018. aquarela e vidro. 30x30x5.rosa

Stephen Dean

Intitulada “Rehearsal with Props” (“Ensaio com Acessórios”), a mostra reúne trabalhos criados em vidro dicroico e aquarela, que continuam a expandir os limites da cor ao entrelaçar as noções de transparência e duração. Artista discute a imediaticidade da cor e sua habilidade de preceder a linguagem e os códigos culturais. Paralelamente à exposição (em Março), Dean apresentará a instalação “Enigma of Arrival” (“Enigma de Chegada”) nas janelas da Hermes no Shopping Iguatemi.

A Casa Triangulo tem o prazer de apresentar a terceira individual do artista franco-americano Stephen Dean na galeria. Intitulada “Rehearsal with Props” (“Ensaio com Acessórios”), a mostra reúne trabalhos criados em vidro dicroico e aquarela que continuam a expandir os limites da cor ao entrelaçar as noções de transparência e duração. Paralelamente à exposição (em Março), Dean apresentará a instalação “Enigma of Arrival” (“Enigma de Chegada”) nas janelas da Hermes no Shopping Iguatemi.

Interessado nas características conceituais e perceptivas do vidro, o artista utilizou o material ao longo de toda a sua carreira. Vidro, para Dean, encarnado em suas qualidades de reflexibilidade, transparência e mutabilidade fluida, realça a transitoriedade temporal do mundo observado.

Na galeria, sua famosa escultura “Ladder” (Escada), uma escada sem base fixa com painéis de vidro dicroico, ao mesmo tempo reflexivos e translúcidos, parece estar em constante estado de transformação. A obra é uma escultura para além de si. Vista de perto, percebe-se densidade e saturação estranhas. Mesmo sua estrutura, toda preta, muda de tonalidade. Quando vista mais de longe, a obra se espalha no ambiente deixando difícil distinguir suas reflexões, suas projeções e suas sombras.

Na série “Rehearsal with props”, Dean põe em cena uma sintaxe quebrada ao justapor elementos de vidro e aquarelas. Etéreos e reminiscentes de fenômenos naturais, o fundo pintado entra em choque com o reflexo colorido do vidro, nunca revelando uma figura completa. Sua aparente simplicidade esconde o fato de que esses trabalhos operam de modo sofisticado: de movimentos sutis a gestos extraordinários – acompanhados sempre de instabilidade.

“As obras de Dean lidam de modo abstrato com o espaço, tanto geográfico quanto conceitual. O que conecta sua série é uma combinação de identificação comunal e especificidade no contexto das condições técnicas que nos cerca”. Sara Reisman, diretora da Rubin foundation, Nova Iorque.

Os trabalhos do artista foram amplamente exibidos. Algumas exposições coletivas incluem: “The World’s Game”, no Perez Museum of Art Miami; “Shock of the News”, no National Gallery of Art, Washington D.C.; “Les Maitres du Désordre”, Musée du quai Branly, Paris; “Double Down: Two Visions of Las Vegas”, San Francisco Musem of Modern Art; “Mouth Open, Teeth Showing: Major Works from the True Collection”, Henry Art Gallery, Seattle. Dean também participou de inúmeras bienais. Entre estas estão a Whitney Biennial, a Seville Biennial, a Istambul Biennial, a 51st Venice Biennial, a SITE Santa Fe Biennial e a Moscow Biennial.

Suas instalações, esculturas e obras em papel podem ser encontradas nas coleções permanentes do Solomon R. Guggenheim Museum (Nova Iorque); do Whitney Museum of Art (Nova Iorque); da National Gallery of Art (Washington D.C.); da Fond National d’Art Contemporain (Paris) e da Fundacion Jumex (Cidade do México). Em 2017, a Percent for Art/New York City Department of Cultural Affairs comissionou ao artista uma instalação permanente de 23 metros intitulada de “Crosswords” (Caça-palavras) para a parede de uma escola pública no Brooklyn.

Em 2018 ele recebeu o prêmio Peter S. Reed para arte de mídia mista. Em Março, Dean apresentará a instalação “Enigma of Arrival” (Enigma de Chegada) nas janelas da Hermes no Iguatemi.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 7 de fevereiro de 2019 por em Uncategorized.
%d blogueiros gostam disto: