TREMMA

COMUNICAÇAO CULTURAL

Bolsa de Arte reúne criações em lã da artista Inês Schertel

lunarejo4

Artista apresenta objetos e utilitários criados a partir de técnica milenar na qual ela participa de todas as etapas de produção
A Galeria Bolsa de Arte de São Paulo tem o prazer em apresentar, a partir de 07 de agosto de 2019, às 19h, a exposição “Lanares”, da renomada designer gaúcha Inês Schertel. A mostra é composta por tapeçarias, luminárias, cestos, bancos e objetos, além de uma grande instalação. Tudo criado a partir de lã de ovelha.
Inês nos apresenta não apenas peças criadas em sua pacata vida na fazenda em São Francisco de Paula no interior do Rio Grande do Sul, mas resultados de um processo manual, intuitivo e produzido com envolvimento e respeito a cada etapa. Desde que se mudou de São Paulo junto com marido, ela cuida de um rebanho de ovelhas que lhe fornecem a matéria prima para a confecção de sua produção.
Criadas com amor, as ovelhas recebem a tosquia obrigatória anualmente, então a matéria-prima é selecionada e processada pela artista até receber novas formas, novos usos e novos significados.
A técnica utilizada por Inês é ancestral, foi aprendida em diversas viagens, incluindo o Quirguistão, na Ásia Central, onde a artista aprendeu e trabalhou com povos nômades essa arte que remonta mais de 3 mil anos. A técnica é tão antiga que surgiu antes mesmo de inventarem o tear e o fio. Consiste na fricção manual das fibras que, em dado momento, encolhem, dando lugar ao feltro.
Principal representante do movimento Slow Design no Brasil, Inês tem um processo único e original, produzido com paixão que valoriza o reaproveitamento de um material nobre não mais necessário aos animais.
|
SERVIÇO:
Exposição “Lanares”, da artista Inês Schertel
Abertura: 07 de agosto, às 19h
Período expositivo: de 07/08 a 06/09
|
|
Bolsa de Arte
Rua Mourato Coelho, 790 – Vila Madalena, São Paulo.
Tel. (11) 3812-7137. Seg. a sex., 11h/17h.
www.bolsadearte.com.br | Ambiente acessível

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 19 de julho de 2019 por em Uncategorized.